21 de fevereiro de 2011

Precisamos salvar o meio ambiente.

O nosso mundo esta precisando dar uma reviravolta, as pessoas a partir de agora tem que ter mais consciência do que estará praticando, uma simples sacola pode simplesmente acabar com várias vidas, porque se ela somada a milhões de outras, entupiram boeiros, acarretando em dia de chuva uma enchente maior, prejudicando e matando várias vítimas, o plastico demora mais de 100 pra se decompor totalmente, imagine 100 anos com mortes e mais mortes, isso tudo causado pelas mesmas sacolas, que foram jogadas há um século atrás. Os rios estão se acabando, isso por causa das derrubadas e das quiemadas, e também por causa de lixo jogado em seu leito, e dentro de si prório, lixo como aquelas sacolas que foram citadas anteriormente, mais voltando para as derrubadas, a derrubada e a queimada pode ocasionar, o que chama de assoreamento, fenômeno causado pela falta de sais e minerais que as árvores oferecem ao rio, sendo derrubada ou queimada essas árvores, o leito desses rios perdaram esses sais e minerais e a proteção que as matas ciliares o dava, o sol bate nesse leito, aonde a terra não ficara mais fértil e ela começará a imtupior o rio.
VEJA NA FOTO.




Por que quimar o que é tão lindo? Apesar de nossa cidade ser movida há madeireiras podemos cuidar  mais dos rios, do meio ambinte em geral, vamos pensar antes de jogar uma sacola no chão, vamos reciclar, metal, vidro, plástico e papel, vamos fazer isso, não por nós mais por nossos filhos, netos, bisnetos, etc. Para que eles não sofram, por que a gente assim ja esta sofrendo muito, imagine eles se a gente não começar a ajudar o meio ambientem, vamos todos juntos lutar por um mundo melhor, pra mim, pra você e pra nós.

16 de fevereiro de 2011

Cidade de Colniza.

Quero falar sobre uma cidade que fica localizada no Noroeste de Mato Grosso, ela é conhecida como o fim do mundo, porque ela fica longe e não tem muita estrutura. Ela se chama Colniza e tem aproximadamente 40.000 habitantes, contando com os agricultores rurais.
  Colniza tem várias avenidas, por exemplo: Tarumã, Osvaldo Tomazi, 2.000 e muitas outras. É uma cidade grande, mas falta muita coisa, ela precisa ser toda asfaltada, ter sinalização, fazer os esgotos, um hospital maior e com aparelhos adequados e mais modernos.
  Temos várias madeireiras, que dão emprego a várias pessoas, assim como a prefeitura, todo ano temos o concurso, quem passar terá um emprego na prefeitura municipal. Os policiais são eficientes, mas o pequeno número de oficiais faz com que as pessoas tenham medo de vir morar aqui em nossa cidade. A escolaridade aqui é até boa, são bons professores, bons coordenadores e diretores. A prefeita se chama Nelci Capitani, ela é até esforçada, mas precisa melhorar nossa cidade.
  Essa é a nossa Colniza, e com muito esforço e trabalho todos juntos podem melhorar a nossa cidade. E assim quando a cidade melhorar, ninguém precisa ter mdo porque todo mundo tem um bom coração. Nós teremos uma cidade melhor.

TEXTO: Roberta Ribeiro Tavares.

8 de fevereiro de 2011

As aulas ja vão começar...


  Perto de começar as aulas, os sentimentos dos alunos ficam divididos, alguns ficam eufóricos e anciosos também, os de primeira viajem ficam as vezes com medo, por ser uma coisa nova na sua vida.
  Mais o melhor a ser feito com esses marinheiros de primeira viajem, é tirar o medo deles, o maior medo dos pequeninos é ficar sem os pais, mais depois de um tempo eles veram que isso é simplismente só seu pensamento. A coisa mais comum em um primeiro dia de aula de uma criança, é o choro, causado pelo seu pensamento de que a escola é um bicho-papão. Os professores tem que ter calma e saber que é por esse motivo que a criança chora, e devem tentar alcama-lá. Como fazer isso? É simples, a melhor coisa a ser feita é tentar ensinar a criança com metodos que a deixem sem medo, resumindo, fazendo brincadeiras que a ensinem, e tentar enturma-lás com as outras crianças. Isso é o mais básico.
  Ja para os alunos que ja estão na escola à muito tempo e vão encarar uma nova série, o melhor a ser feito é prestar muita atenção e aprender ao máximo, pois os estudos são como um jogo, cada vez que passa de nível, fica mais difícil. Mais sempre é bom voltar para escola, rever os amigos, fazer novos amigos e aprender coisas novas. Então aproveitem muito a escola, pois é nela que aprendemos a maioria das coisas da vida.