O governador Silval Barbosa fez a entrega das chaves das primeiras unidades aos prefeitos na solenidade no Salão Nobre “Cloves Vetoratto”, no Palácio Paiaguás.
Uma das prefeituras beneficiadas foi a de Colniza e a prefeita Nelci Capitani participou da solenidade, recebendo as chaves de três novos veículos para atender os estudantes do Município. Nelci recebeu os novos ônibus acompanhada do secretário Municipal de Educação, Thiago Rodrigo Dias Alves.
O Governo do Estado confirmou parfa ainda neste mês de maio s entregs de outros 123 ônibus, totalizando 396 unidades. A meta é alcançar até o fim de 2012 a renovação de 54% da frota.
Durante a solenidade, Silval Barbosa disse que todos falaram no fortalecimento do municipalismo no seu governo e esse é o foco que se está trabalhando em sua gestão. Ele lembrou que antes do programa de renovação dos ônibus escolares, aconteceu a entrega dos maquinários para que as prefeituras pudessem recuperar as estradas.
Depois o governo – lembrou Silval Barbosa – trabalhou a parceria com o Governo Federal quando foi proposta a contrapartida de uma unidade para cada unidade que a União entregasse. Mato Grosso, foi o primeiro Estado da federação a entrar no programa e por isso o índice de renovação é o mais adiantando.
Segundo o governador, o municipalismo não ficou apenas nos maquinários e transporte escolar. O Governo, para fortalecer o homem no campo, levou o programa "Luz para Todos" e agora está acontecendo a regularização fundiária. Já foram regularizadas quatro glebas e é desejo do governador Silval Barbosa assinar junto ao Governo Federal um convênio para regularização dos assentamentos.
Com a regularização o produtor poderá ter acesso às linhas de créditos e o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, proporcionar assistência técnica e assim, definir toda a cadeia de produção até a colocação no mercado. Todas essas ações, ressaltou, são voltadas ao municipalismo.
A prefeita de Colniza agradeceu ao governador Silval Barbosa a inclusão de seu município nesse programa, que chega a seis ônibus para atender o transporte escolar na cidade e escolas rurais num período de apenas cinco meses. Os três primeiros veículos foram recebidos por Nelci em dezembro do ano passado, um deles para alunos especiais.
“Nossa meta é chegar aos 15 ônibus para completar a frota do transporte escolar em Colniza, onde as estradas são de chão e o desgaste dos veículos é muito grande, mas já conseguimos seis ônibus e faltam nove, mas vamos continuar trabalhando garantir as unidades que faltam para que esse serviço à nossa comunidade melhore ainda mais”, destacou Nelci.
A secretária de Estado da Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou que a qualidade na educação começa com o conforto no transporte do aluno de sua casa até a escola. Segundo ela, o governador Silval Barbosa abraçou esse programa de renovação da frota pela sua visão municipalista e – como ex-prefeito de um município do interior – conhece como ninguém os caminhos para se chegar até a escola.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, endossou o critério de partilha adotado pela Seduc. Segundo ele, “o critério foi o mais justo possível”. “São ações como essa que demonstram o compromisso do governador Silval Barbosa com o municipalismo”, disse. Segundo ele, a AMM vê o Programa Caminho da Escola, de renovação de frota, como uma grande conquista – não só do Governo do Estado, como também de todos os municípios.
O deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), credita também a implantação do programa ao trabalho desenvolvido pelos deputados, ainda no seu nascedouro, em 2009, e ao empenho do governador Silval Barbosa.

0 comentários:
Postar um comentário