2011 foi um ano muito complicado para continuarmos com o projeto, mas agora em 2012 o nosso querido Jornal Vinícius de Moraes vai voltar com tudo, mais projetos, mais textos e tudo de bom vai voltar!!
Esperem!!
20 de dezembro de 2011
23 de agosto de 2011
Nossa Escola em destaque: Projeto Bullying não, Cultive a Paz, parou nas manchetes do Uol
Por uma cultura de paz
A professora e pedagoga Ana Luiza Iglesias, do Colégio Santa Emília, em Olinda (PE), já trabalha com a temática há quase cinco anos. "O interesse pelo bullying surgiu quando estava realizando a minha especialização em Literatura Infanto-Juvenil e tive a oportunidade de conhecer mais sobre o tema. Após algumas pesquisas, detectei que a prática ocorre em maior proporção a partir do 5º ano e decidi criar o projeto Bullying: uma história que precisa ter fim, para conscientizar e prevenir a prática", justifica. De lá para cá, a professora pernambucana envolveu um número cada vez maior de alunos. "A proposta é mostrar que eles podem ser agentes transformadores e conscientizar outras crianças a dizer não ao bullying", afirma Ana Luiza, que aposta em atividades culturais, como música, teatro e leitura para combater a agressividade.
Quem também abraçou a causa é a pedagoga Nozeli Camim Fernandes, da Escola Estadual Vinicius de Moraes, em Colniza (MT). A educadora desenvolveu o projeto Bullying Não, Cultive a Paz, com o objetivo de resgatar a solidariedade, o respeito e a compreensão entre os alunos. "A palavra bullying surgiu em uma reunião realizada com pais, alunos, coordenadores e professores. Na ocasião, alguns alunos se identificaram como vítimas de agressões repetitivas e sem motivo aparente. Além dos apelidos ofensivos, foram relatados roubos de materiais e a falta de respeito em sala de aula. Percebemos uma necessidade de trabalhar o tema a partir de um projeto específico e, em menos de quinze dias após a sua implantação, foi possível notar a diferença no comportamento e a repercussão em toda a escola", conta Nozeli.
O projeto da escola mato-grossense visou à valorização do ser humano e o resgate da autoestima. Além da leitura e da exibição de filmes para trabalhar a motivação, a escola realizou um fórum sobre bullying e promoveu a confecção de cartazes. "Todas as atividades procuravam sensibilizar os alunos e estimular a reflexão sobre comportamentos agressivos e discriminatórios, incentivando a boa convivência e o respeito às diferenças", afirma.
O Colégio Magister, em São Paulo (SP), prepara uma cartilha sobre o tema que será distribuída para funcionários, pais e alunos ainda em 2011. Atualmente, a instituição conta com o apoio de um documento, que traz orientações para a equipe proceder adequadamente nos casos de bullying. "Estabelecemos atribuições e responsabilidades para cada um dos funcionários da escola, com a atuação em quatro perspectivas: Identificação, Diagnóstico, Intervenção e Encaminhamento, que vão desde o olhar atento de professores em sala de aula até as medidas administrativas aos alunos envolvidos e seus familiares, prevendo incluive o encaminhamento para instituições externas competentes", diz a diretora da escola, Kátia Martinho.
Leia a matéria toda aqui: revistaguiafundamental.uol.com.br
13 de agosto de 2011
Educação: Lula e Haddad marcam presença na Feira Literária de São Bernardo do Campo
Participaram nessa sexta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual ministro da Educação, Fernando Haddad, da 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo (SP), promovida no Pavilhão Vera Cruz. Parte do motivo para que Haddad tenha comparecido ao evento é por estar sendo apoiado pelo ex-presidente para lançar sua pré-candidatura às eleições de 2012 para prefeito da cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo em que Lula se mostra um entusiasta da ideia, outros acreditam que Haddad não tem o traquejo político.
Como a notícia da possível pré-candidatura de Haddad se tornou pública, alguns estudantes foram até ele para reivindicarem o repasse de 10% do Produto Interno Público (PIB) para a área da educação. No primeiro momento, Haddad acenou e tentou se livrar dos jovens. Porém, depois de insistência por parte deles, o ministro aceitou um folheto e prometeu defender 11%.
Durante a estadia na Feira Literária, Haddad e Lula leram livros infantis para um público da faixa etária de nove a 10 anos. O ministro mostrou imagens, para facilitar a compreensão da história, e comentou a importância de valorizar a leitura dos jovens.
Equipe de Colniza vai ao estadual escolar
Os atletas de Colniza campeões da etapa regional dos 7º Jogos Escolares Mato-Grossenses, realizados em Juara no começo do mês, disputam, neste final de semana, a etapa estadual dos jogos, em Sorriso, contra equipes campeãs das outras regiões do Estado.
A equipe B de Colniza, formada por alunos da Escola Estadual Tarsila do Amaral, foram recebidos na tarde de quinta-feira pela prefeita Nelci Capitani, que entregou a cada atleta o uniforme e chuteiras para participarem da etapa estadual dos jogos escolares de Mato Grosso.
Treinados pelo professor Luiz Fernando da Silva, a equipe embarcou no início da tarde desta sexta-feira para Sorriso, levando a torcida da prefeita e da população de Colniza por bons resultados na etapa estadual dos jogos.
“Fiquei muito feliz e orgulhosa com o título que vocês trouxeram para Colniza da etapa regional dos jogos e vamos torcer juntos para que consigam também o título na etapa estadual”, destacou a prefeita Nelci Capitani, ao recepcionar os atletas, que estavam acompanhados do treinador e do secretário Municipal de Desporto e Lazer, Cidnei Zílio, o Cidão.
Formam a equipe campeã da etapa regional os atletas Bruno Zanatta, de 13 anos; Fabio Henrique Batista da Fonseca, de 14 anos; Fernando Reis, de 14 anos; George Eduardo Pereira, de 12 anos; Jeferson Ferreira Nunes, de 13 anos; Jonatan Justino, de 13 anos; José Augusto J. da Silva, de 14 anos; José Vitor Lopes Padilha, de 11 anos; Lucas Vinícius Fernandes Machado, de 13 anos e Rafael Alves, de 13 anos.
Participaram da homenagem aos jovens atletas, os secretários municipais de Educação, Thiago Alves; de Planejamento, Robério Cavalcante; de Administração, Adriana Sprey Pereira; de Finanças, Helena Cristina Belanda e de Saúde, Gesse James Lins Adams.
Nas fotos, a prefeita Nelci Capitani com os campeões da etapa regional dos 7º Jogos Escolares Mato-Grossenses, que agora disputam a etapa estadual em Sorriso.
Mais textinhos feitos por alunos da escola!
Paródia
Meu dentinho
Meu dentinho bem branquinho
Eu escovo todo dia-todo dia
Quando eu não escovo ele fica amarelinho
O meu sorrisinho, fica lindinho quando eu escovo meu dentinho.
1ª fase do 2º ciclo A Profª Goretti
Acróstico do Papai
Jovem e bonito
Organizado em seu serviço
Amado pela família
Querido pai é
Unido com sua família
Inteligente e muito
Manhoso!
9 de agosto de 2011
Mensagem do dia!
SER CHIQUE É CRER EM DEUS!
5 de agosto de 2011
Poemas feitos por alunos da escola
Festa Junina
O arraiá em Colniza
Vai sê bom pra daná
Vai tê comidas típicas
E gente boa pra farriá
No arraiá em Colniza
Tem muita gente legal
Barraca de pescaria
É diversão sem igual
Todo mundo se diverte
É muita animação
Com a pamonha na mesa
E o delicioso quentão
O povo todo se reúne
E começa a festa alegre
A moçada dança e grita
Com o agito da festa
O mês de junho é especial
Todo mundo já espera
É o mês de São João
É a alegria da galera
Alunas: Marcilene e Valdirene 8ª B
Poesia Caipira
Hoje tem arraiá
Eu e a Maria vamo lá
Nóis vai bebe quentão
E dança de montão
O arraiá é em Colniza
Lugar de gente arretada
Que nóis todos friza
Cidade de gente animada
Nóis vamo sai com sór quente
Pra chega lá anoitinha
Lá só tem boa gente
E uma boa pinguinha
As escolas vão tá lá
Vinícius de Moraes tamém
Que vai arrasa
De tanta gente bonita que tem
Alunas: Ana Paula e Cássia Sala 13
20 de julho de 2011
Mãe e filha são agredidas em Colniza
A PM de Colniza recebeu o pedido de socorro de um dos filhos da vítima, o menor relatou que a mãe e a irmã estava sendo espancada pelo cônjuje, rapidamente a GUPM se deslocou até o Bairro Cidade Alta na residência informada na denúncia.
Na casa estavam a mulher e os seus três filhos, duas meninas e um menino, todos menores, a dona de casa apresentava ferimentos no rosto e uma das meninas com ferimentos na boca, segundo informações registradas no boletim policial o suspeito das agressões Marcos Barbosa de Araújo de 25 anos evadiu-se do local antes da chegada dos policiais.
O fato foi encaminhado a DEPOL de Colniza que tomará as providências de localizar o suspeito das agressões, ele pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha, além disso com um agravante por ter também agredido uma criança menor de idade.
Fonte:http://www.tosabendo.com
17 de julho de 2011
Brasil tem atuação desastrosa nos pênaltis e perde do Paraguai
Que pena! Depois de massacrar o Paraguai e ter sua melhor apresentação na era Mano Menezes, a Seleção Brasileira está fora da Copa América. Neste domingo, em La Plata, o Brasil teve atuação desastrosa na disputa por pênaltis (Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred erraram) e perdeu por 2 a 0, depois de um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.
Mais uma vez, a Seleção Brasileira sai de uma competição nas quartas de final junto da Argentina. Na Copa do Mundo de 2006, a Argentina foi eliminada pela Alemanha e o Brasil em seguida caiu para a França. Em 2010, o time verde e amarelo tropeçou na Holanda e no dia seguinte os hermanos caíram de novo para Alemanha. Agora, no último sábado, a seleção de Messi e cia foi eliminado pelo Uruguai, no último sábado.
Classificado para as semifinais, o Paraguai espera o adversário do jogo entre Chile e Venezuela. Quem vencer, encara o time guarani na quarta-feira, em Mendoza. A outra semifinal está definida entre Uruguai e Peru, terça-feira, em La Plata.
Seriedade verde e amarela
O semblante sério dos jogadores marcou a chegada dos jogadores da Seleção Brasileira a La Plata. Seriedade também foi a principal característica do time de Mano Menezes na primeira etapa. Sem abusar dos toques bonitos e com personalidade, o Brasil dominou o Paraguai. Mas faltou o gol.
Inicialmente, o bom toque de bola da Seleção Brasileira foi prejudicado pela enorme quantidade de areia no gramado. A situação, por alguns momentos, privilegiou o futebol de combate e de muitas faltas dos paraguaios. Só o que árbitro economizou nos cartões e deu só um amarelo para Vera.
Pela direita, pela esquerda, pelo meio... As opções apresentadas pelo Brasil foram muitas. Desde um chute de fora da área de Ramires aos três minutos, passando pelo voleio de Neymar aos seis minutos e também pela bom passe de Ganso para Robinho colocar Neymar na cara do gol aos 26. O garoto chutou para fora.
O mais importante é que diferentemente do empate por 2 a 2 entre as equipes na primeira fase, o Brasil teve mais personalidade e tomou conta do jogo – Julio César pouco teve trabalho com a camisa 1. E mais: os laterais Maicon e André Santos foram bastante acionados, abrindo mais espaços para os atacantes.
Foi pela esquerda, aliás, que o Brasil quase abriu o marcador aos 32 minutos. André Santos bateu falta para área e Lúcio finalizou da pequena área. Justo Villar salvou. Sete minutos depois, aos 39, Ramires colocou o lateral-esquerdo em boa condição, mas o camisa 6 pegou mal na bola.
O primeiro tempo terminou com empate sem gols, mas com a torcida brasileira animada com o bom futebol apresentado. O melhor até aqui na Copa América.
Show de gols perdidos e de defesas de Villar
Seguindo o mesmo ritmo, a Seleção Brasileira foi para cima do Paraguai. Só que a pontaria seguia sendo a vilã. Como no lance de Neymar aos três minutos. Ele perdeu o gol e depois Maicon chutou cruzado. Sem sucesso! Sufocado, o Paraguai viu que sua chance estaria nos contra-ataques. E tentou isso.
O futebol acelerado e ofensivo do Brasil, no entanto, impedia o time guarani de se arriscar mais. Impacientes, então, eles voltaram a abusar das faltas. O problema é que o time de Mano Menezes está carente de bons batedores. E na chance que teve aos nove, André Santos rolou para Maicon dar um chute horroroso, aos 12.
As seguidas chances perdidas começaram a deixar o Brasil nervoso. E a ansiedade do torcedor aumentava na arquibancada. A pressão constante da Seleção virou esporádica. E só aos 17 voltou a marcar presença. Maicon recebeu bem na intermediária e deixou para Robinho bater colocado para fora.
O próprio camisa 7, sentindo a torcida desanimada, fez o sinal com os braços pedindo apoio. E na sequência o Brasil teve uma importante chance com Ganso. O meia tabelou com Lúcio e bateu com categoria no canto esquerda de Justo Villa, que fez mais uma grande defesa na partida.
Justo Villa conseguiu frustrar os brasileiros mais uma vez aos 27 minutos, quando defendeu chute à queima-roupa de Pato, após cruzamento de Neymar, que preocupou ao cair no gramado sentindo dores. Mas o garoto voltou a campo. E voltou para tentar de cobertura aos 32. Mas nada feito. Justo Villa estava lá.
Aos 35, a primeira alteração do Brasil: Fred no lugar de Neymar. Parte da torcida não gostou e criticou. E ficou impaciente com o show de gols perdidos. Aos 36 minutos, Pato apareceu sozinho, se atrapalhou na finalização, mas ainda pegou o rebote e cabeceou para fora. Aos 38, Fred deu de cabeça e Barreto salvou na linha.
A pressão brasileira continuou, mas não teve jeito. A falta de pontaria e a tarde inspirada do goleiro paraguaio levaram a decisão para prorrogação.
E o drama continua...Antes de a bola rolar para a prorrogação, uma cena legal por parte do time do Brasil. Todos os jogadores fizeram uma roda e abraçados conversaram com o técnico Mano Menezes, no centro do círculo. Só que os paraguaios estavam dispostos a esfriar a partida e deixaram o jogo lento.
Muito melhor na partida, o Brasil partiu para cima no ritmo das pedaladas de Robinho. Só que o cérebro verde e amarelo estava cansado: Ganso não aguentava mais e também não rendia o que se espera dele. Entrou, então, Lucas. Mas o clima esquentou aos 11 minutos entre Lucas Leiva e Antolin Alcaraz.
Os dois se estranharam em disputa na lateral e os dois times inteiros trocaram empurrões, mas só os pivôs da confusão foram expulsos. Ao final do primeiro tempo da prorrogação, o mesmo do jogo todo: pressão do Brasil, recuo do Paraguai e mais uma sequência de gols perdidos do time de Mano Menezes.
A cara dramática da partida só ficava mais evidente. Apesar da soberania brasileira dentro de campo, a demora pelo gol irritava e mantinha todos ansiosos. Ainda mais quando o Paraguai chegou com perigo em chute de Valdez, aos 12 minutos. Mas o 0 a 0, embora injusto, permaneceu e a decisão foi para os pênaltis.
Só que na disputa, o Brasil mostrou total despreparo: Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred foram lamentáveis em suas cobranças, e o Paraguai precisou de apenas dois gols, um de Barreto e outro de Estigarribia, para vencer e ir às semifinais da Copa América de 2011.
14 de julho de 2011
Estão abertas vagas para o MT - Preparatório, maior programa de ensino à distância da região Centro-Oeste
Está aberto o período de inscrições do ‘MT Preparatório’ - maior programa de ensino à distância da região Centro-Oeste. São ofertadas cerca de 20 mil vagas em todos os 141 municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá estão disponíveis 1.430 vagas e em Várzea Grande 850.Para se inscrever o interessado deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio, ou então ter concluído os estudos há mais de dois anos. Os matriculados nas oito escolas técnicas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) também podem fazer a inscrição.
De acordo com o edital do programa, divulgado desde o último dia 4 no Diário Oficial, os matriculados no 3º ano das unidades credenciadas para receber as aulas via satélite e os alunos das escolas técnicas do Estado têm prioridade no preenchimento das vagas. Caso esses dois grupos não ocupem todas as vagas ofertadas, os alunos do 2º ano dos locais de ensino que participam do ‘MT Preparatório’, os do 3º ano matriculados nas unidades não contempladas pelo programa e os que terminaram o Ensino Médio há mais de dois anos poderão ocupá-las. Para esses três segmentos o critério de desempate será a idade.
As inscrições podem ser feitas pela internet e é possível encontrar o formulário de inscrição do ‘MT Preparatório’ no site www.secitec.mt.gov.br. As inscrições terminam no dia 20 de julho, às 20 horas (horário oficial de MT).
A divulgação dos aprovados (1ª chamada) será feita em 26 de julho. As matrículas deverão ser feitas entre 1º a 3 de agosto, das 8hs às 21hs. Já as aulas, que ocorrerão nos períodos matutino e noturno, estão previstas para começar no dia 11 de agosto.
MT PREPARATÓRIO
O ‘MT Preparatório’ é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo.
O programa conta com aulas de preparação para Vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concurso público. Cada sala de aula será equipada com um kit composto por: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Um estúdio de TV está sendo montado na sede da Secitec, com ilhas de edição e três câmeras de alta tecnologia. Desse estúdio o professor ministrará a aula, cujas imagens serão exibidas em tempo real aos 141 municípios atendidos.
Os alunos participantes ganharão todo o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo 100 vídeos-aulas. O investimento para toda essa tecnologia, que tem dado bons resultados educacionais aos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, custou R$ 15 milhões.
Confira no site da Secitec o Edital do MT Preparatório e a relação das escolas contempladas pelo programa educacional estadual.
11 de julho de 2011
Prefeita Nelci Capitani vistoria obras na área rural de Colniza
A prefeita Nelci Capitani vistoriou, na ultima terça-feira, obras que estão sendo executadas com recursos próprios da Prefeitura nas linhas da área rural do município, para evitar que as chuvas que devem chegar em dois meses possam prejudicar o trabalho dos produtores rurais de Colniza.
Dessa forma, o maquinário da Prefeitura, que havia iniciado as obras em maio, na Linha 32, voltou para a área rural e já atendeu várias regiões das linhas de Colnilza. Na terça-feira, Nelci vistoriou as obras em execução nas linhas G-1 e do Farofa, onde estão sendo recuperadas a estrada rural e pontes são construídas ou reformadas.
A prefeita ficou satisfeita com o andamento dos trabalhos, garantindo que esses serviços vão continuar para atender o maior número possível de estradas rurais no município.
“Esperamos por mais de dois meses os recursos do Ministério da Integração Nacional, que não chegaram à Prefeitura, ou mesmo não foram destinados para recuperar nossas estradas e, então, para evitar que no período de chuva ocorram novos transtornos, a Prefeitura vai manter as máquinas e equipamentos na área rual”, afirma Nelci.
“Esperamos por mais de dois meses os recursos do Ministério da Integração Nacional, que não chegaram à Prefeitura, ou mesmo não foram destinados para recuperar nossas estradas e, então, para evitar que no período de chuva ocorram novos transtornos, a Prefeitura vai manter as máquinas e equipamentos na área rual”, afirma Nelci.
Ela também visitou a escola na Linha Farofa, onde conversou com alunos e a professora e manteve contatos com vários moradores nas duas regiões onde foi bem recebida pelas comunidades. “Vamos continuar trabalhando por toda Colniza, melhorando as estradas e procurando realizar as obras necessárias para atender as comunidades rurais”, concluiu a prefeita.
Fonte: http://topnews.com.br
9 de julho de 2011
Mais uma vez Brasil decepciona: O time arrancou empate do Paraguai no fim
Fred, nos minutos finais, evita derrota da Seleção em mais uma fraca atuação. Jadson também marca.
Em mais uma decepcionante atuação, o Brasil passou por apuros para conseguir empatar em 2 a 2 com o Paraguai, neste sábado, em Córdoba (ARG), pela segunda rodada da Copa América. Jadson, a surpresa do técnico Mano Menezes, abriu o placar, mas Santa Cruz e
Fonte: http://lancenet.com.br
Valdez viraram o jogo. Nos minutos finais, Fred igualou.
O empate deixou Brasil e Paraguai empatados na primeira posição do Grupo B da Copa América, com dois pontos cada. Para avançar na liderança, a Seleção depende de uma vitória diante do Equador, na quarta-feira, pela última rodada da fase inicial.
O Brasil entrou em campo com uma escalação surpreendente: Jadson substituiu o criticado Robinho. Durante a semana, no entanto, Mano Menezes testou o garoto Lucas na vaga do atacante do Milan (ITA). A alteração pouco mudou a atitude da equipe.
A estrutura tática da Seleção permaneceu a mesma, num 4-2-3-1 em que Jadson assumiu a posição de Robinho pelo lado direito. Por poucas vezes, o meia tentou infiltrar-se no meio, auxiliando Paulo Henrique Ganso na armação.
A qualidade do jogo se manteve próxima àquela vista na estreia diante da Venezuela: baixa. Os laterais erraram sistematicamente no apoio, Neymar insistiu demasiadamente em jogadas individuais e Pato esteve isolado no ataque, tendo de recuar em diversas oportunidades.
O cenário agradou ao Paraguai, que teve chance de marcar logo aos dois minutos. O adversário, no entanto, se acomodou no jogo - ao invés de manter a marcação adiantada, dificultando a saída de bola brasileira, recuou.
A equivocada atitude paraguaia deu a posse de bola ao Brasil, que, ainda mal, conseguiu chegar ao gol. Aos 38, Ramires brigou pela bola na intermediária e tocou para Ganso. O meia, de primeira, deixou Jadson em boa situação para arriscar o chute. Na mosca: 1 a 0.
Após o intervalo, o posicionamento recuado do Paraguai passou a funcionar. Primeiro, por conseguir encaixar os contra-ataques. Em um deles, aos nove, Estigarribia disparou pela esquerda e bateu cruzado para o meio da área. Thiago Silva falhou e deixou a bola para Santa Cruz empatar.
A sorte também ajudou a estratégia paraguaia. Aos 21, após um chutão da defesa para a frente, Riveros roubou a bola de Daniel Alves e tocou para o meio. Desta vez, foi Valdez, que entrara na etapa final, quem apareceu para marcar: 2 a 0.
Mano mudou o time, com as entradas de Lucas e Fred nos lugares de Ramires e Alexandre Pato, respectivamente. De pouco adiantou em relação à postura brasileira. Ainda assim, a Seleção conseguiu o empate. Aos 45, Fred recebeu na área e girou para bater, longe do alcance do goleiro Villar.
FICHA TÉCNICA:BRASIL 2 X 2 PARAGUAI
Estádio: Mario Alberto Kempes, Córdoba (ARG)Data/hora: 9/7/2011 - 16h (de Brasília)Árbitro: Wilmar Roldán (Fifa/COL)
Cartões amarelos: Jadson, Alexandre Pato, Lucas Leiva (BRA); Cáceres, Barrios (PAR)Cartões vermelhos: Não houveGOLS: Jadson, 38'/1ºT (1-0); Santa Cruz, 9'/2ºT (1-1); Valdez, 21'/2ºT (1-2); Fred, 45'/2ºT (2-2)
BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, Lucio e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Lucas, 24'/2ºT), Jadson (Elano, intervalo), Paulo Henrique Ganso e Neymar; Alexandre Pato (Fred, 37'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
PARAGUAI: Villar, Verón, Alcaraz, Da Silva e Torres; Vera, Ortigoza, Riveros (Victor Cáceres, 22'/2ºT) e Estigarribia; Barrios e Santa Cruz. Técnico: Gerardo Martino.
Fonte: http://lancenet.com.br
6 de julho de 2011
O Segredo da Felicidade
Em um dia, saindo de casa, me deparei com um menino, pobrezinho, chinelinho de dedo, comecei a pensar, nossa minha vida é espetacular, o que tenho é demais e lindo, pode ser pouco para outros, mas graça ao senhor Deus minha vida só não é perfeita, porque sempre tem falhas.
Imaginei naquele instante se eu fosse aquele menino, me arrepiei, foi como se minha cabeça fosse achatada por uma prensa, pensei e refleti, Deus nos deu uma grande missão, amar uns aos outros, mas infelizmente, a maioria das pessoas não pensam assim, é sempre o senhor dinheiro que domina, nem sempre é o dinheiro que nos dá felicidade, é bom ter um dinheiro, que dê para se sustentar, mas muitas coisas materiais que temos nos animam apenas no começo, depois de um tempo é esquecido, ser feliz não é só ter dinheiro, é ter amigos, família, Deus no coração.
Aquele menino com carinha de sofrimento, as vezes não passa pela nossa cabeça o vendo, mas ele pode ser feliz, ter ainda mais felicidade do que a gente, pois ser feliz é um sentimento inexplicável, uns sentem mais outros menos.
Pensei em pedir o nome do menino, mas veio em minha cabeça, deixa a vida correr naturalmente.
Interprete e desvende qual o segredo da felicidade.
Texto de Wesley Pego.
5 de julho de 2011
Biblioteca realiza projeto de incentivo à leitura
A Biblioteca Pública Municipal de Colniza, que funciona no Centro Cultural Dante de Oliveira, iniciou nesta segunda-feira o projeto A Hora do Conto, que tem como finalidade levar a alunos das escolas do Município, dentro do programa Incentivando a Leitura.
O projeto A Hora do Conto, aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira, com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, será desenvolvido até o dia 29 de julho, tendo como público alvo os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
A prefeita Nelci Capitani esteve pela manhã no Centro Cultural Dante de Oliveira, onde foi recebida pela coordenadora daquele espaço, professora Léa Maria Gomes Gosenheimer e destacou a importância do projeto para incentivas as crianças à leitura.
Nelci não ficou para assistir a primeira apresentação, que começou às 9h30, em razão de compromissos no Gabinete, mas elogiou a iniciativa e destacou o trabalho desenvolvido pela equipe da Biblioteca Municipal.
As contações de história do Projeto A Hora do Conto serão desenvolvidos todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 11h e das 15 às 17h. Léa explica que cada escola deverá agendar antecipadamente a data e o horário da turma que participar do projeto.
Na justificativa do projeto, Léa explica que o baixo nível de leitura influi negativamente no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e também contribui decisivamente para ampliar a disparidade social existente, promovendo ainda mais exclusão social e menos cidadania.
E, demonstrando interesse e preocupação pela cultura e lazer da comunidade, além do incentivo à leitura, que a Biblioteca Municipal executa o projeto A Hora do Conto, interpretado pela professora Ruth de Souza Almeida e contando com a colaboração da auxiliar bibliotecária Elaine Cristina Munis Fonseca Silva e participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, escolas municipais e estaduais e professores e voluntários.
A professora Léa destaca ainda que, para aprender a ler e interpretar o que ouve ou lê, a criança precisa estar em contato, ou seja, precisa estar inserida em situações de leitura. “É preciso que elas aprendam a ouvir e, para isso, elas precisam ouvir alguém lendo ou contando histórias”, destaca a experiente professora.
Às crianças, Léa explicou que, desde sua infância, no início da década passada, conheceu os livros e se encantou com as histórias que conheceu pela leitura. “A leitura amplia o conhecimento e a escola e a biblioteca são responsáveis para vocês adquirem esse hábito”, acrescentou .
O projeto, além de promoção da leitura, também resgata a cultura popular, envolvendo histórias e cantigas populares e tem como objetivo geral desenvolver o gosto e o hábito pela leitura, ampliando o conhecimento dos leitores infantis e infanto-juvenis das instituições de ensino do Município, contempla a leitura infantil e seus valores na amplitude do aprendizado e soluciona problemas de leitura e escrita dos estudantes.
Léa descreve o projeto, que foi distribuído nas escolas da cidade, onde relata que no momento em que se inicia uma história, abre-se um novo mundo para as crianças, onde tudo pode acontecer. “Escutando a história, a criança descobre um mundo infinito, que permite libertar emoções”, conclui a professora.
Nas fotos, a professora Ruth interpreta a contadora de histórias no Projeto A Hora do Conto e a professora Léa, na abertura do evento.
Fonte: http://www.colniza.mt.gov.br
4 de julho de 2011
Mais um ônibus: Colniza recebe mais um veículo para transporte escolar, já foram 7
Graças à atuação da prefeita Nelci Capitani e do secretário Municipal de Educação, Thiago Rodrigo Dias Alves, junto ao Governo do Estado, a Prefeitura de Colniza recebeu, na última semana, mais um ônibus para integrar a frota do transporte escolar no município.
O 7º ônibus do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, chegou em Colniza na sexta-feira, trazido de Cuiabá, para atender a comunidade estudantil e ampliando em 70% a frota do transporte escolar do Município.
A conquista desse ônibus já havia sido anunciada pela prefeita Nelci Capitani durante a realização do Programa Viver Bem no Guariba, no final de maio. O distrito foi beneficiado com um dos ônibus zero quilômetro para atender a comunidade escolar daquela região.
Desde o final do ano passado, quando recebeu os três primeiros ônibus zero quilômetro, a prefeita de Colniza havia garantido que tentaria viabilizar mais veículos para o transporte escolar e, ao final do ano chegar à renovação de 100% da frota no Município.
“Já chegamos a 80% da renovação da frota do transporte escolar e, graças ao trabalho do secretário de Educação, nossos alunos podem ir à escola e voltar para suas casas com maior segurança, com os novos ônibus que conseguimos trazer para o Município”, afirma a prefeita.
Nelci explicou, na oportunidade da entrega dos seis primeiros ônibus recebidos do Caminho da Escola, do Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, que seriam necessários 10 novos ônibus para completar a frota regular do transporte escolar no Município. “Só faltam três para cumprirmos essa meta e vamos continuar trabalhando para isso”, afirmou a prefeita.
Nas fotos, o novo ônibus, o sétimo viabilizado em seis meses, em exposição no estacionamento do Hospital Municipal.
Fonte: http://www.colniza.mt.gov.br
Campeonato Perna de Pau termina com Loja Lider Campeã
Ao vencer o Bola Cheia em um jogo de lances emocionantes e bem disputado, por 4x3 na noite de sábado (02/07), a equipe da Loja Líder sagrou-se campeã do 1º Campeonato de Futsal Perna de Pau de Colniza, em final que levou centenas de torcedores ao Ginásio Municipal Ayrton Senna.
A partida entre Loja Líder x Bola Cheia começou eletrizante, com as equipes tentando o gol logo de iníci, mas foi a Loja Líder que abriu o placar e assinalou três tentos logo no começo da partida. O empate do Bola Cheio veio no final do segundo tempo, em uma bola cruzada da direita que acertou a trave e entrou.
No segundo tempo, quando os torcedores da Loja Líder, em maior presença no Ginásio Municipal, já comemoravam a possibilidade de uma goleada, o Bola Cheia empatou, com dois gols logo no início, que levou a partida para a prorrogação, com o empate de 3x3.
O primeiro tempo da prorrogação também foi bem disputado, com chances de gol para as duas equipes, que levaram os goleiros a grandes defesas, mas foi a Loja Líder que avançou no placar e garantiu o resultado que a levou ao título Perna de Pau de 2011.
O terceiro lugar foi definido por WO em razão da ausência da equipe do MGM não ter comparecido à quadra, o que levou a TV Record Canal 5 ao terceiro lugar da competição, além da conquista do artilheiro, com o atleta Andrei Jason, com 15 gols e do goleiro menos vazado, Charles.
Durante a premiação, o secretário Municipal de Desporto e Lazer, Cidnei Zílio, o Cidão, agradeceu a participação de todas as equipes no campeonato, destacou o trabalho de seus colaboradores durante a competição e ressaltou o apoio da prefeita Nelci Capitani ao esporte de Colniza.
“Em nome da prefeita Nelci Capitani quero saudar todos os desportistas de Colniza, que nesta noite viram o encerramento de um campeonato realizado com sucesso e grande participação dos colnizenses”, concluiu Cidão.
Nas fotos, a equipe campeã do Campeonato Perna de Pau, Loja Líder, flagrantes da premiação e Cidão, com Mirão e Batoré.
Assinar:
Comentários (Atom)
