23 de agosto de 2011

Nossa Escola em destaque: Projeto Bullying não, Cultive a Paz, parou nas manchetes do Uol

Por uma cultura de paz

A professora e pedagoga Ana Luiza Iglesias, do Colégio Santa Emília, em Olinda (PE), já trabalha com a temática há quase cinco anos. "O interesse pelo bullying surgiu quando estava realizando a minha especialização em Literatura Infanto-Juvenil e tive a oportunidade de conhecer mais sobre o tema. Após algumas pesquisas, detectei que a prática ocorre em maior proporção a partir do 5º ano e decidi criar o projeto Bullying: uma história que precisa ter fim, para conscientizar e prevenir a prática", justifica. De lá para cá, a professora pernambucana envolveu um número cada vez maior de alunos. "A proposta é mostrar que eles podem ser agentes transformadores e conscientizar outras crianças a dizer não ao bullying", afirma Ana Luiza, que aposta em atividades culturais, como música, teatro e leitura para combater a agressividade.

Quem também abraçou a causa é a pedagoga Nozeli Camim Fernandes, da Escola Estadual Vinicius de Moraes, em Colniza (MT). A educadora desenvolveu o projeto Bullying Não, Cultive a Paz, com o objetivo de resgatar a solidariedade, o respeito e a compreensão entre os alunos. "A palavra bullying surgiu em uma reunião realizada com pais, alunos, coordenadores e professores. Na ocasião, alguns alunos se identificaram como vítimas de agressões repetitivas e sem motivo aparente. Além dos apelidos ofensivos, foram relatados roubos de materiais e a falta de respeito em sala de aula. Percebemos uma necessidade de trabalhar o tema a partir de um projeto específico e, em menos de quinze dias após a sua implantação, foi possível notar a diferença no comportamento e a repercussão em toda a escola", conta Nozeli.
O projeto da escola mato-grossense visou à valorização do ser humano e o resgate da autoestima. Além da leitura e da exibição de filmes para trabalhar a motivação, a escola realizou um fórum sobre bullying e promoveu a confecção de cartazes. "Todas as atividades procuravam sensibilizar os alunos e estimular a reflexão sobre comportamentos agressivos e discriminatórios, incentivando a boa convivência e o respeito às diferenças", afirma.
O Colégio Magister, em São Paulo (SP), prepara uma cartilha sobre o tema que será distribuída para funcionários, pais e alunos ainda em 2011. Atualmente, a instituição conta com o apoio de um documento, que traz orientações para a equipe proceder adequadamente nos casos de bullying. "Estabelecemos atribuições e responsabilidades para cada um dos funcionários da escola, com a atuação em quatro perspectivas: Identificação, Diagnóstico, Intervenção e Encaminhamento, que vão desde o olhar atento de professores em sala de aula até as medidas administrativas aos alunos envolvidos e seus familiares, prevendo incluive o encaminhamento para instituições externas competentes", diz a diretora da escola, Kátia Martinho. 

Leia a matéria toda aqui: revistaguiafundamental.uol.com.br

13 de agosto de 2011

Educação: Lula e Haddad marcam presença na Feira Literária de São Bernardo do Campo


Participaram nessa sexta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual ministro da Educação, Fernando Haddad, da 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo (SP), promovida no Pavilhão Vera Cruz. Parte do motivo para que Haddad tenha comparecido ao evento é por estar sendo apoiado pelo ex-presidente para lançar sua pré-candidatura às eleições de 2012 para prefeito da cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo em que Lula se mostra um entusiasta da ideia, outros acreditam que Haddad não tem o traquejo político.
Ambos foram convidados pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, que é considerado o tutor de Haddad na corrida eleitoral. No evento, Haddad demonstrou sinais da campanha ao praticar os acenos e investir parte do seu tempo em conversas com estudantes. O ministro foi o primeiro a comparecer à Feira Literária, sendo que em seguida foi acompanhado pelo prefeito de São Bernardo. Na sequência, o ex-presidente chegou ao local.
Como a notícia da possível pré-candidatura de Haddad se tornou pública, alguns estudantes foram até ele para reivindicarem o repasse de 10% do Produto Interno Público (PIB) para a área da educação. No primeiro momento, Haddad acenou e tentou se livrar dos jovens. Porém, depois de insistência por parte deles, o ministro aceitou um folheto e prometeu defender 11%.
Durante a estadia na Feira Literária, Haddad e Lula leram livros infantis para um público da faixa etária de nove a 10 anos. O ministro mostrou imagens, para facilitar a compreensão da história, e comentou a importância de valorizar a leitura dos jovens.

Equipe de Colniza vai ao estadual escolar



Os atletas de Colniza campeões da etapa regional dos 7º Jogos Escolares Mato-Grossenses, realizados em Juara no começo do mês, disputam, neste final de semana, a etapa estadual dos jogos, em Sorriso, contra equipes campeãs das outras regiões do Estado.
A equipe B de Colniza, formada por alunos da Escola Estadual Tarsila do Amaral, foram recebidos na tarde de quinta-feira pela prefeita Nelci Capitani, que entregou a cada atleta o uniforme e chuteiras para participarem da etapa estadual dos jogos escolares de Mato Grosso.
Treinados pelo professor Luiz Fernando da Silva, a equipe embarcou no início da tarde desta sexta-feira para Sorriso, levando a torcida da prefeita e da população de Colniza por bons resultados na etapa estadual dos jogos.
“Fiquei muito feliz e orgulhosa com o título que vocês trouxeram para Colniza da etapa regional dos jogos e vamos torcer juntos para que consigam também o título na etapa estadual”, destacou a prefeita Nelci Capitani, ao recepcionar os atletas, que estavam acompanhados do treinador e do secretário Municipal de Desporto e Lazer, Cidnei Zílio, o Cidão.
Formam a equipe campeã da etapa regional os atletas Bruno Zanatta, de 13 anos; Fabio Henrique Batista da Fonseca, de 14 anos; Fernando Reis, de 14 anos; George Eduardo Pereira, de 12 anos; Jeferson Ferreira Nunes, de 13 anos; Jonatan Justino, de 13 anos; José Augusto J. da Silva, de 14 anos; José Vitor Lopes Padilha, de 11 anos; Lucas Vinícius Fernandes Machado, de 13 anos e Rafael Alves, de 13 anos.
Participaram da homenagem aos jovens atletas, os secretários municipais de Educação, Thiago Alves; de Planejamento, Robério Cavalcante; de Administração, Adriana Sprey Pereira; de Finanças, Helena Cristina Belanda e de Saúde, Gesse James Lins Adams.
Nas fotos, a prefeita Nelci Capitani com os campeões da etapa regional dos 7º Jogos Escolares Mato-Grossenses, que agora disputam a etapa estadual em Sorriso.





Mais textinhos feitos por alunos da escola!


Paródia
Meu dentinho
Meu dentinho bem branquinho
Eu escovo todo dia-todo dia
Quando eu não escovo ele fica amarelinho
O meu sorrisinho, fica lindinho quando eu escovo meu dentinho.
1ª fase do 2º ciclo A Profª Goretti

Acróstico do Papai
Jovem e bonito
Organizado em seu serviço
Amado pela família
Querido pai é
Unido com sua família
Inteligente e muito
Manhoso!


9 de agosto de 2011

Mensagem do dia!


SER CHIQUE É CRER EM DEUS!


[Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.[* A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.* [Assim,para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas.* Muito mais que um belo carro Italiano.* O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.* Chique mesmo é ser discreto.* Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras]* ]Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem b3m próprio.[* Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.* É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.** Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.* É lembrar-se do aniversário dos amigos.* Chique mesmo é não se exceder jamais!* Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.* Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.* É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.* Chique mesmo é honrar a sua palavra ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios* Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!* Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão intolerância, ateísmo...falsidade.* Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo,* vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo* Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta* Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!** Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus.* Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tormar mais humanos.

5 de agosto de 2011

Poemas feitos por alunos da escola

Festa Junina
O arraiá em Colniza
Vai sê bom pra daná
Vai tê comidas típicas
E gente boa pra farriá
No arraiá em Colniza
Tem muita gente legal
Barraca de pescaria
É diversão sem igual
Todo mundo se diverte
É muita animação
Com a pamonha na mesa
E o delicioso quentão
O povo todo se reúne
E começa a festa alegre
A moçada dança e grita
Com o agito da festa
O mês de junho é especial
Todo mundo já espera
É o mês de São João
É a alegria da galera
Alunas: Marcilene e Valdirene 8ª B


Poesia Caipira
Hoje tem arraiá
Eu e a Maria vamo lá
Nóis vai bebe quentão
E dança de montão
O arraiá é em Colniza
Lugar de gente arretada
Que nóis todos friza
Cidade de gente animada
Nóis vamo sai com sór quente
Pra chega lá anoitinha
Lá só tem boa gente
E uma boa pinguinha
As escolas vão tá lá
Vinícius de Moraes tamém
Que vai arrasa
De tanta gente bonita que tem
Alunas: Ana Paula e Cássia Sala 13